Doadora de Óvulos.
Quero Ser Pai

Doadora de Óvulos.

Tudo que você precisa saber.

Poucas pessoas sabem disso, mas ao definir a Doadora de Óvulos em um processo de FIV (Fertilização in Vitro), é possível escolher algumas características físicas desejadas pelo casal.

Como isso funciona?

Quando um casal opta por ter um bebê através dos métodos de Reprodução Assistida, dependendo do caso, se faz necessária a Doadora de Óvulos, uma mulher que literalmente, doará parte de seus óvulos para os futuros papais.

De modo geral, o processo é assim…

A doadora passa por um acompanhamento médico periódico, que tem como principal objetivo estimular a produção e a liberação ovariana, por intermédio da ingestão de hormônios específicos, que auxiliarão no crescimento e desenvolvimento ideal dos óvulos cativados.

Após este preparo, quando os óvulos estiverem prontos para serem retirados, o médico responsável fará a coleta e armazenará o material até o momento de seu manuseio correto, mantendo-o na incubadora a uma temperatura específica.

No momento da fertilização, os óvulos previamente preparados, são colocados em uma placa de cultura e fertilizados com os espermatozoides selecionados anteriormente, sendo um esperma para cada óvulo, portanto, ambos os materiais devem ser bem manuseados.

Quando o espermatozoide é colocado em contato com o óvulo, ele fecunda e passa a ser um embrião. O embrião pronto, é então transferido para o útero e assim se dá início a gravidez.

Mas quem pode ser a Doadora de Óvulos?

Como já sabemos, quem determina questões como essa, é o Concelho Federal de Medicina, que em 2021 estabeleceu que qualquer mulher entre 18 e 37 anos poderia ser Doadora de Óvulos, desde que não tivesse nenhum tipo de alterações genética que pudesse comprometer a saúde da receptora, ou seja, da Barriga Solidária (clique aqui pra ler mais sobre a Barriga Solidária).

Portanto, toda mulher que atende a este pré-requisito pode doar, mas precisa passar por alguns exames médicos obrigatórios, como:

  • Avaliação física
  • Avaliação psicológica
  • Avaliação ginecológica
  • Exames sorológicos
  • Entre outros

O objetivo de toda essa análise é descartar qualquer presença de cistos e miomas que possam comprometer a qualidade do processo de fertilização, além de garantir a ausência de doenças como o HIV, a Hepatite, Zika Vírus e agora, a COVID-19.  

É importante ressaltar que a mulher que doa, recebe todo o apoio médico durante essas avaliações e só é liberada para doar com a plena certeza do doutor que a acompanhou durante os exames, prezando sempre pela integridade das partes envolvidas na fertilização.

Ah! Após a liberação médica, a mulher doadora passa por uma entrevista com especialistas da clínica, para checar todo seu histórico de saúde familiar, buscando constatar a ausência de alguma patologia hereditária que possa influenciar, mesmo que de forma indireta, a vida da criança no futuro. 

Todas as informações médicas e familiares, bem como as características físicas da doadora, são colocadas em uma ficha com amplos detalhes, porém mantendo sua identidade sempre anônima, conforme a orientação do CFM.  

Contextualizando os papais…

Os futuros papais que estão em busca de uma doadora, sejam casais hetero ou gay, recebem algumas fichas da clínica especializada em fertilização, com diferentes doadoras e consequentemente, diferentes características.

Com as informações em mãos, os papais podem avaliar conforme suas preferências e escolher sua doadora ideal, considerando características físicas, psicológicas e familiares dessa doadora, já que seus gametas e sua genética estarão presentes no bebê.

Dessa maneira, os casais podem optar por atributos genéticos que mais se assemelham consigo, prezando por um bebê ainda mais parecido com os pais, mediante as características da doadora. Legal, né?

Assista o vídeo abaixo e entenda mais sobre o assunto:

Fontes:

Projeto BETA – Doação de óvulos e embriões no Brasil.

Salomão Zoppi – Fertilização in Vitro: entenda o que é e como funciona uma das técnicas de reprodução assistida.

set 21, 2022
Andre Tonanni
Autor do blog, Tonanni é empresário do mercado de eventos, artista, cantor e pianista. Dedica seu tempo livre à família e a encorajar casais LGBT+ a seguirem o caminho da paternidade Instagram: @tonanni e @2papais
Deixe um Comentário
Preencha os campos abaixo. Seu email não será divulgado.