Pouco mencionada, a Heteronormatividade faz parte de uma conceitualização onde apenas os casais do sexo oposto, ou seja, heterossexuais, sejam considerados normais ou corretos perante toda uma comunidade social. É uma visão que reforça o comportamento de que tudo que foge desse padrão é visto como anomalia.
Há muito tempo, a civilização heteronomativa marginaliza outras orientações sexuais, mistificando-as e condenando-as perante a sociedade. Entretanto, estamos caminhando para mudar essa ótica negativa sob as sexualidades e diferentes configurações amorosas que diferem do convencional homem x mulher.
Além do preconceito e da banalidade, a heteronormatividade ainda impede que muitos casais LGBT+ cultivem propósitos duradouros, e muitas vezes assumam sua sexualidade publicamente por medo de julgamentos e até mesmo violência física e psicológica.
Tudo aquilo que barra ou desmotiva o crescimento pessoal humano, deveria ser considerado errado, até porque trata-se de uma má interpretação social sob a percepção antiquada da civilização no passado.