Essa é uma pergunta que eu me fazia muito antes de me entregar ao processo de fertilização in vitro e barriga solidária (conhecida como barriga de aluguel). Confesso que as respostas vieram na ponta da língua.
FALTA DE REFERÊNCIAS
Quando você está inserido em um ambiente heteronormativo, no qual toda a referência de família que vc tem é “papai e mamãe” fica um pouco complicado vc ter a referência de uma família de 2 papais ou 2 mamães. O que te leva a crer que isso não existe e acaba não despertando esse senso de paternidade em você.
No meu caso quando eu via crianças, eu sempre as via atreladas a uma famíia hetero e quando eu tentava encaixar essa realidade na minha, não fazia sentido. Então não ficava quebrando a cabeça como isso poderia acontecer, eu simplesmente não dava atenção pois era assim que as coisas tinham que ser.
ILUSÃO DE PERDER A VIDA DO GLAMOUR GAY
Confesso que a vida de balada, sair pra beber com os amigos e viajar quando queremos é muito atrativa. Mas não é diferente da vida de qualquer pessoa, não é algo exclusivo do homem gay. Nós somos muito agitados sim e sexualmente mais ativos por causa da facilidade que temos pra satisfazer nossas vontades. Mas ter filhos não faz com que tudo isso seja deixado de lado, apenas por um momento no qual vc vai se dedicar pra formar sua família, assim como seus pais fizeram com a gente.
Hoje meu pai e minha mãe viajam com amigos, jantam fora quando querem e se divertem como se não tivessem filhos (embora tenham 2 marmanjos de 30 anos) então vc não vai perder a sua vida glamorosa de gay da balada, só vai dar um “pause” pois tem prioridades maiores na vida vida, está evoluindo como ser humano.
DIFICULDADE PARA ENGRAVIDAR
Acredito que esse seja o fator com mais peso. Um casal homossexual não consegue engravidar naturalmente (a não ser que se relacione com alguém transexual e o outro seja cisgênero) mas no meu caso que somos 2 homens, precisamos de um útero pra que possa dar sequência nesse processo natural da vida.
Quanto custa a fertilização in vitro? Comparado a um casal heterossexual que não tem custo algum para gerar um filho, realizar o procedimento da FIV envolve não só os custos médicos, exames mas também é preciso sustentar uma barriga solidária antes e durante a gravidez. Ressalto que o investimento financeiro e emocional é altíssimo visto que no meu caso não fomos bem sucedidos durante 6 vezes (3 anos de tentativas e ainda no processo no momento em que escrevo esse post).
FALTA DE RECURSOS
Dando sequência no ítem anterior, se vc pensa que vai juntar dinheiro pra engravidar e ser bem sucedido na primeira vez, está enganado. Eu desejo muito que isso aconteça com vc mas nem sempre os casais são bem sucedidos nas primeiras tentativas (isso mesmo, tentativas, no plural). Então vc precisa ter uma reserva financeira que faça com que vc possa tentar diversas vezes sem prejudicar o seu fluxo financeiro.
MEDO DO PRECONCEITO DA SOCIEDADE
Pode parecer besteira mas o Brasil não possui referências fortes de pais gays. Além de todo o fator religioso, o que tentamos fazer não é bem visto pela sociedade. 2 mamães criando um filho até passa, mas 2 papais criando um filho é algo mau visto pela sociedade, como se fossemos incapazes de prover uma educação com amor. Então esteja pronto pra enfrentar olhares e julgamentos quando constituir a sua família.
Meus amigos héteros sempre me perguntam se eu não tenho medo do que os outros vão achar. Minha resposta é simples “eu sempre sofri preconceito por ser gay, recebi os olhares, ouvi as piadas então a casca engrossou. Não tenho mais 13 anos estudando em um colégio católico sofrendo bullying todo dia. Sou homem, trabalho, emprego muita gente, estou em um relacionamento estável e tomo as decisões que cabem a mim e ao meu marido”.
ACHAR QUE É ILEGAL
Barriga de aluguel é permitido no Brasil? Antes de mais nada, esse termo é a forma incorreta de se referir ao processo. A forma correta é “barriga solidaria” e muitos gays desconhecem que isso é permitido legalmente no Brasil (voltar ao ítem 1, falta de referências). Por isso concluem que quando um casal homossexual tem filhos é porque fez nos Estados Unidos, Nepal, Índia… qualquer lugar menos aqui. Mas de acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina), casais impossibilitados de gerarem filhos, podem submeter uma solicitação para que isso seja permitido.
Se tiver mais interesse em saber como conseguimos e tirar suas dúvidas sobre isso, acesse a área de PALESTRA.
Espero que esse post tenha tirado suas dúvidas! Caso queira conversar e entender mais sobre todo esse universo, vou ficar feliz em te ajudar. Tem muito conteúdo legal por aqui mas fique a vontade pra me acionar diretamente por email ou nas redes sociais.
Abraços,
Tonanni